Conteúdo
- Artigos relacionados com Prédios Devolutos em Lisboa
- Comentários
Artigos relacionados com Prédios Devolutos em Lisboa
Esta página agrupa por tema os artigos relacionados com os Prédios Devolutos em Lisboa.
Estes artigos servem de apoio à análise dos Prédios Devolutos em Lisboa.
Incêndios
Em 2004
FOGO DESTRÓI EDIFÍCIO CONDE BARÃO
- Data: 2004.05.25
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Sofia Rêgo
Um incêndio de origem desconhecida destruiu ontem, por completo, o interior do edifício dos Armazéns Conde Barão, no Largo do Conde Barão, em Lisboa. A força das chamas... assustou uma mulher, residente na Rua dos Mastros, que, em pânico, saltou da janela de sua casa, num primeiro andar, e teve de ser transportada para o Hospital...
fonte adiantou que há cerca de um mês, uma das portas do edifício – emparedado porque está, há anos, devoluto – foi derrubada e o prédio começou a ser usado por toxicodependentes e sem abrigo que ali pernoitavam.
Em 2005
Lisboa: chamas consomem prédio devoluto
- Data: 2005.02.15
- Fonte: TVI 24
- Autor: Lusa
Trata-se de um prédio de dois andares, desabitado e devoluto, na rua Rodrigo da Fonseca. Não houve feridos...
- Data: 2005.06.16
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
Um incêndio deflagrou ontem à noite em Lisboa, num prédio devoluto situado na esquina da Avenida Marquês Sá da Bandeira com a Miguel Bombarda. O prédio onde já funcionou a sede da EMEL, era ultimamente usado por toxicodependentes.
Susto por incêndio em prédio devoluto
- Data: 2005.09.01
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Falcão-Machado
As chamas voltaram ontem à tarde a sobressaltar o centro da cidade de Lisboa. Um fogo de origem desconhecida destruiu o interior e parte da cobertura de um prédio devoluto, entre as ruas do Salitre, Castilho e Rodrigues Sampaio.
Em 2006
Incêndio em prédio na Praça do Chile
- Data: 2006.04.26
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
Um incêndio de origem desconhecida deflagrou na madrugada desta quarta-feira num prédio devoluto na Praça do Chile...
Em 2007
Incêndio desaloja idosos em Lisboa
- Data: 2007.04.12
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
Um incêndio que deflagrou durante a madrugada desta quinta-feira obrigou a desalojar dois idosos num prédio antigo na Rua do Alto do Varejão...
O prédio onde ocorreu o sinistro, de três pisos, tinha o primeiro e segundo andares devolutos.
Em 2008
Incêndio de grandes proporções deflagra na Avenida da Liberdade
- Data: 2008.07.07
- Fonte: Sol - Antigo
- Autor: Andreia Félix Coelho
Deflagrou esta noite um incêndio num prédio devoluto na Avenida da Liberdade, em Lisboa, que se propagou a prédios vizinhos, tomando proporções que há muito não se viam em Lisboa. Pelas 2h00 o fogo foi circunscrito, mas estava longe de estar controlado. O fumo era já visível na zona das Amoreiras e mais de 100 pessoas dormiram esta noite no cinema São Jorge
As chamas que atingiram os seis pisos do prédio devoluto da Avenida da Liberdade, ocupado por toxicodependentes e sem-abrigo, passaram para o interior de um edifício vizinho e chegaram também ao número seis da rua da Glória.
- Data: 2008.08.07
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
Um incêndio deflagrou ontem num edifício devoluto na zona de Benfica, em Lisboa, mas foi rapidamente controlado...
Incêndio em prédio devoluto mata uma pessoa em Lisboa
- Data: 2008.11.19
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
Um incêndio deflagrou hoje num edifício devoluto no Bairro da Liberdade, em Lisboa, onde os bombeiros encontraram um corpo carbonizado, «presumivelmente de um homem»...
Em 2009
Menina de 15 anos morre queimada
- Data: 2009.01.11
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Magali Pinto/M.T.
"Ainda nem acredito que perdi a minha bebé", diz ao CM Armando Coelho, 32 anos, depois de a sua única filha, Tamara Sofia, ter morrido queimada num incêndio que deflagrou sábado ao final da noite na Avenida 24 de Julho, Lisboa. Com apenas 15 anos.
Sem-abrigo, Armando tinha partido pouco antes com a namorada para as Docas de Santo Amaro, onde arruma carros, e deixou uma vela acesa na mesa de plástico ao lado da cama improvisada da filha, no prédio devoluto. As chamas consumiram o edifício – e outro sem-abrigo, de 46 anos e a dormir num outro compartimento, morreu intoxicado.
Ontem de madrugada ardeu outro prédio devoluto no Largo do Intendente em Lisboa, embora sem vítimas.
Moradores despertam do pesadelo
- Data: 2009.06.09
- Fonte: JN
- Autor: Telma Roque
Os 14 moradores do velho prédio da Rua dos Mastros, em Lisboa, consumido pelo fogo na noite de domingo, voltaram esta segunda-feira de manhã ao edifício para resgatar documentos. Pouco mais havia a salvar no meio dos escombros.
O prédio, que deverá ser emparedado, pertence aos herdeiros dos Armazéns Conde Barão, que faliram há vários anos. Os moradores ocuparam os fogos devolutos, mas não possuem contratos. Contudo, tinham electricidade e água. Só o lado esquerdo estava habitado, já que o direito apresentava-se muito deteriorado, sem condições de habitabilidade.
Bombeiros combatem fogo num prédio devoluto
- Data: 2009.11.08
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
Os bombeiros sapadores de Lisboa estão a combater um incêndio que deflagrou num edifício devoluto, propriedade da REFER. As causas do incêndio são ainda desconhecidas.
Incêndio destrói cobertura de prédio devoluto na Praça da Alegria
- Data: 2009.12.21
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
Um incêndio destruiu hoje a cobertura de um prédio devoluto na Praça da Alegria, em Lisboa... a origem do incêndio é desconhecida e que o prédio estava desabitado à excepção do rés-do-chão, onde funciona um restaurante.
Ardeu prédio histórico que alberga Hot Clube de Portugal
- Data: 2009.12.22
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
O prédio que alberga o clube de jazz Hot Clube de Portugal, na Praça da Alegria, em Lisboa, ardeu esta madrugada, sendo ainda desconhecidas as causas do incêndio...
O incêndio destruiu hoje a cobertura do prédio que se encontrava devoluto...
Em 2010
Pequeno incêndio deflagrou em prédio devoluto em Alfama
- Data: 2010.03.22
- Fonte: Público
- Autor: Redacção
Um incêndio de pouca dimensão deflagrou num prédio devoluto em Alfama, zona história de Lisboa, mas já está controlado.
Fogo consome prédio junto à pastelaria Suiça
- Data: 2010.04.21
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O fogo consumiu esta noite um prédio devoluto na Praça da Figueira, em Lisboa, junto à pastelaria Suiça. Não há vítimas a registar.
- Data: 2010.06.20
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Magali Pinto
Um incêndio deflagrou ontem à noite no interior de um prédio devoluto na rua Marquês da Silva, em Lisboa. Do fogo não resultaram quaisquer feridos...
Incêndio": Prédio devoluto da capital mobilizou 12 viaturas e 39 bombeiros
- Data: 2010.12.06
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
Um incêndio num prédio devoluto de Lisboa junto à Avenida 24 de Julho, mobilizou esta madrugada 12 viaturas e 39 bombeiros que debelaram o sinistro em cerca de uma hora...
Incêndio destrói prédio em Lisboa
- Data: 2010.12.25
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Lusa
Um incêndio deflagrou na manhã deste sábado num prédio devoluto na travessa dos Pescadores, junto à Avenida D. Carlos I, em Lisboa... Os moradores de um prédio contíguo asseguraram, em declarações à agência Lusa, que o edifício, devoluto há mais de dez anos, não estava entaipada e que, de vez em quando, servia de abrigo a toxicodependentes.
Incêndio em prédio devoluto na Rua de Beneficência em Lisboa
- Data: 2010.12.26
- Fonte: I-Online
- Autor: Agência Lusa
Um incêndio deflagrou hoje num prédio devoluto, de três pisos, localizado na Rua da Beneficência, em Lisboa, tendo o fogo consumido totalmente a cobertura do imóvel...
Em 2011
Lisboa: Prédio arde pela 2.ª vez
- Data: 2011.05.06
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
Um incêndio deflagrou ontem à noite num prédio devoluto da rua Particular à calçada da Quintinha, Campolide, Lisboa. Já anteontem, depois de o proprietário ter ido vedar o acesso ao imóvel, havia ocorrido um fogo. Nas duas ocasiões não se registaram feridos nem danos materiais, tendo ardido apenas lixo acumulado pelo tempo.
Lisboa: Fogo em prédio devoluto
- Data: 2011.07.20
- Fonte: Sábado
- Autor: Redacção
Sociedade Um incêndio deflagrou ontem, ao princípio da noite, num prédio degradado e já devoluto na Estrada da Torre, na Charneca do Lumiar, em Lisboa. O fogo causou apenas danos materiais.
Em 2012
Incêndio em prédio devoluto junto ao Campo Pequeno
- Data: 2012.03.04
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
Um incêndio deflagrou, esta noite, num prédio devoluto de dois andares na avenida Sacadura Cabral, junto ao Campo Pequeno, em Lisboa...
Lisboa: incêndio consumiu prédio devoluto na Rua do Telhal
- Data: 2012.04.21
- Fonte: Público
- Autor: Romana Borja-Santos, Pedro Crisóstomo
O incêndio que deflagrou por volta das 13h num prédio que ocupa os números 57 a 63 da Rua do Telhal, em Lisboa, junto à Avenida da Liberdade, foi extinto por cerca de 40 bombeiros uma hora mais tarde. O fogo está em fase de rescaldo.
Bombeiros controlam incêndio num prédio devoluto em Alcântara
- Data: 2012.05.05
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
Quinze bombeiros e quatro viaturas controlaram um pequeno incêndio ao início da tarde de hoje num prédio devoluto em Lisboa sem provocar danos graves... O fogo, na rua dos Lusíadas, em Alcântara, deverá ter sido provocado por uma beata de cigarro de alguém que se encontrava no interior do prédio devoluto, que incendiou um colchão, com as chamas a propagarem-se pela restante divisão...
Incêndio em prédio devoluto na Rua do Cruzeiro
- Data: 2012.09.02
- Fonte: DN
- Autor: Lusa, Texto Publicado Por Isaltina Padrão
Um incêndio num prédio devoluto, na Rua do Cruzeiro, em Lisboa, durante a madrugada de hoje obrigou à intervenção dos bombeiros, não havendo vítimas a registar... embora uma moradora num prédio em frente tenha sido assistida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) devido à inalação de fumo.
Incêndio consome dois prédios devolutos em Lisboa
- Data: 2012.09.04
- Fonte: I-Online
- Autor: Ana Tomás
Um incêndio deflagrou, esta madrugada, em dois prédios devolutos, na zona de Sapadores, em Lisboa.
O fogo terá tido origem na cobertura de um dos prédios, na Rua Angelina Vidal, tendo sido combatido por 52 de bombeiros, apoiados por 12 viaturas e uma ambulância.
Fogo num prédio devoluto força evacuação em Santos
- Data: 2012.10.30
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: J.T./D.P.
Cerca de quinze pessoas foram retiradas depois de um incêndio ter deflagrado, na madrugada de ontem, num prédio devoluto em Santos, Lisboa... O prédio, no Largo Conde Barão, não é habitado - um restaurante funciona no rés-do-chão –, mas os moradores do imóvel ao lado foram retirados, minutos após o início do fogo...
Extinto incêndio em prédio devoluto em Lisboa
- Data: 2012.12.02
- Fonte: DN
- Autor: Lusa
Um incêndio num prédio devoluto na Calçada do Teixeira, em Lisboa, que deflagrou esta madrugada consumiu parte do edifício, disse à agência Lusa fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa... O incêndio deflagrou num edifício degradado de três andares, sendo a sua origem ainda desconhecida.
Em 2013
Três detidos por tráfico em restaurante devoluto
- Data: 2013.01.18
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Redacção
A PSP de Portimão anunciou esta sexta-feira a detenção de três pessoas por suspeita de tráfico de droga e a apreensão de 1.587 doses individuais de haxixe durante uma investigação a um restaurante devoluto na zona do Vau.
Incêndio destruiu habitação devoluta no Porto e feriu 4 bombeiros
- Data: 2013.02.18
- Fonte: Porto24
- Autor: Redacção , Com Lusa
Um incêndio destruiu domingo à noite, no Porto, uma casa devoluta, cheia de lixo e onde costumava pernoitar um sem-abrigo, e provocou ferimentos em 4 bombeiros.
Incêndio no Porto em casa devoluta
- Data: 2013.02.28
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
Um incêndio urbano numa casa devoluta deflagrou, esta quinta-feira, na Corujeira, Porto, mas as chamas estão controladas e não há feridos, disse (...)
Ruiu mais uma parte de um prédio devoluto em Lisboa
- Data: 2013.03.27
- Fonte: Público
- Autor: Marisa Soares
Edifício na Avenida Elias Garcia já tinha ruído parcialmente em Dezembro. Trânsito está cortado e deverá continuar assim nos próximos dias. Não há feridos. O interior e a fachada traseira de um prédio devoluto da Avenida Elias Garcia, em Lisboa, que já tinha ruído parcialmente em Dezembro, sofreu nova derrocada ao final da manhã desta quarta-feira, cerca das 13h. O edifício de seis pisos, com os números de porta 114, 116 e 118, estava desabitado há cerca de dois anos e em Dezembro o restaurante Bola Cheia II, que funcionava no rés-do-chão, foi forçado a encerrar.
Em 2014
Incêndio em armazém na zona de Santos, em Lisboa
- Data: 2014.05.21
- Fonte: Público
- Autor: Redacção
Dois bombeiros ficaram feridos sem gravidade durante o combate às chamas. Um incêndio deflagrou nesta quarta-feira por volta das 11h num armazém na zona de Santos, perto do Cais do Sodré, em Lisboa, segundo fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros. As chamas foram controladas cerca de duas horas depois e estavam em rescaldo ao início da tarde. O incêndio deflagrou no número 7 da Rua do Instituto Industrial, uma perpendicular à Avenida 24 de Julho. O antigo armazém estava devoluto e servia para guardar materiais de construção, que terão servido de combustível às chamas.
Derrocadas eminentes e verificadas
Lavra vai andar mas há outros prédios em risco
- Data: 2007.02.24
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O elevador do Lavra deverá retomar o seu funcionamento durante a próxima semana. Está praticamente concluída a consolidação do prédio que punha em perigo a circulação do ascensor. Há, no entanto, mais dois imóveis na Calçada do Lavra, em Lisboa, um devoluto e outro semidevoluto que, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia de São José, "estão em risco mas não imediato.
Cinema Paris abandonado mais de cinco anos após vistoria alertar para perigo de derrocada
- Data: 2008.04.13
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
Mais de cinco anos após técnicos da Câmara de Lisboa determinarem «urgência na demolição» devido a perigo de derrocada, o antigo Cinema Paris, Campo de Ourique, continua a degradar-se e é hoje 'poiso' habitual para toxicodependentes.
Construído em 1931 e devoluto há mais de 20 anos, o edifício do antigo Cinema Paris situa-se na rua Domingos Sequeira, entre um prédio de habitação e uma bomba de gasolina, tendo caído no esquecimento após o 25 de abril. O antigo cinema voltou à ribalta pela última vez em 1994 ao ser escolhido para algumas cenas do filme de Wim Wenders: Lisbon Story.
Derrocada deixa casal de idosos sem metade da casa
- Data: 2009.01.20
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: M.P.
"Quando dei por mim, a minha casa já não tinha sala de jantar", lamenta ao CM Miguel Pessanha, que ontem de madrugada viu parte da sua casa desabar depois da derrocada de um prédio contíguo ao seu no bairro da Graça, em Lisboa.
Agora, os dois idosos estão sem electricidade e sem telefone e ainda com um grande buraco numa das paredes da casa que lhes deixa entrar o frio e algumas ratazanas que estão no prédio devoluto a seu lado.
Lisboa: Bombeiros aumentam perímetro de segurança junto a prédio devoluto
- Data: 2009.01.30
- Fonte: Expresso
- Autor: Lusa
O edifício devoluto, cujo interior já ruiu, situa-se no número 16 da Rua Aquiles Monteverde, uma paralela à Rua Pascoal de Melo, disse à lusa fonte dos Bombeiros.
Polícia corta estrada junto a prédio devoluto em risco de derrocada
- Data: 2009.10.09
- Fonte: JN
- Autor: Lusa
A Polícia Municipal de Lisboa cortou ao trânsito em parte da Estrada de Caselas, artéria que liga o Restelo à Ajuda, por risco de derrocada de um edifício, avançou à Lusa o comissário Lopes Rodrigues daquele organismo... porque o edifício devoluto de dois andares se encontra com uma inclinação acentuada e fora de normal, explicou...
Prédio desabitado ameaça ruir e obriga bombeiros a pôr barreiras de segurança
- Data: 2009.11.05
- Fonte: JN
- Autor: D.L.
... zona da Graça... o prédio número 20 da Rua Guilherme Braga "está em muito más condições e ameaça ruir a qualquer momento".
A mesma fonte adiantou que "um chefe dirigiu-se ao local e verificou que aquele prédio devoluto, bastante velho e desabitado, tem muitas rachas, pelo que foram colocadas grades para delimitar e interditar a zona, pois aquilo está mesmo em risco de ruir".
- Data: 2010.02.22
- Fonte: DN
- Autor: Fátima Almeida
Foram 13 as pessoas que ontem ficaram sem tecto na sequência da derrocada parcial do Palácio Dona Rua, no bairro histórico de Alfama. A parede de uma casa habitada por dois homens desabou sobre outra habitação devoluta, colocando em risco mais três casas contíguas.
Risco de derrocada na Av. 5 de Outubro
- Data: 2010.11.22
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
As obras de demolição e construção do prédio com os números 279 e 281, na Av. 5 de Outubro, em Lisboa, provocaram fendas na estrutura e fachada do prédio ao lado, que está em risco de derrocada, avança o Público.
O diretor municipal de Protecção Civil, Vítor Vieira, disse à agência Lusa que foi também encerrado um restaurante que funciona no piso térreo.
Segundo o responsável, a evacuação foi justificada pelo aparecimento de algumas fendas do prédio, que tem várias frações devolutas.
Prédio em risco de derrocada motiva corte de trânsito em Lisboa
- Data: 2010.12.22
- Fonte: TVI 24
- Autor: Tvi24 / Cp
Um prédio devoluto localizado na Avenida Elias Garcia, na zona do Campo Pequeno, Lisboa, obrigou ao corte parcial de trânsito... prédio de cinco andares, que cobre as fracções entre o número 69 e 75, apresenta a cobertura em «mau estado» e depois de uma vistoria de técnicos da CML apurou-se que o último piso se encontra «em risco de queda iminente».
Câmara de Lisboa tem prédio quase em ruína na Praça do Município
- Data: 2011.02.07
- Fonte: Público
- Autor: José António Cerejo
A sala de visitas do município de Lisboa está em vias de se tornar uma meia sala - um sítio onde só se deve olhar em frente, do pelourinho para o monumental edifício dos paços do concelho, por forma a não envergonhar o anfitrião. Isto porque as vistas da parte de trás da Praça do Município, do lado oposto à sede da Câmara de Lisboa, são tudo menos adequadas à dignidade e à história do espaço. Um dos edifícios está abandonado há vários anos, com janelas partidas, ervas a crescer nos revestimentos das mansardas...
Já o imóvel contíguo, com entrada pela Rua do Arsenal, está parcialmente desocupado e apresenta também fortes sinais exteriores de degradação. Contrariamente ao vizinho, porém, não é propriedade de um particular. Pertence há muito à Câmara de Lisboa e exibe mesmo as habituais placas de pedra que o identificam como património municipal.
Duas discotecas e um bar no Cais do Sodré fechados devido ao risco de derrocada
- Data: 2011.05.06
- Fonte: Público
- Autor: Marisa Soares
Três espaços míticos da noite lisboeta, no Cais do Sodré, vão ter as portas fechadas pelo menos até ao início da próxima semana. Uma parte da estrutura interior do prédio em que estão instalados o bar Europa e as discotecas Jamaica e Tokyo, na Rua Nova do Carvalho, cedeu na terça-feira passada, o que levou a Câmara de Lisboa e a Polícia Municipal a "desaconselharem" a abertura daqueles espaços de diversão nocturna até que estejam garantidas condições de segurança. O edifício de seis andares está devoluto e já não é habitado há alguns anos.
Prédio em risco de derrocada vai ser demolido
- Data: 2011.07.18
- Fonte: Público
- Autor: Marisa Soares
O prédio devoluto que ameaça ruir no número 11 da rua Marcos Marreiros, na zona de Santos, Lisboa, vai ser demolido. Segundo a directora municipal da Protecção Civil, Emília Castela, o edifício já está sinalizado desde Fevereiro por estar em mau estado de conservação.
“Já foi estabelecido um perímetro de segurança, em caso de derrocada, mas aquela rua é estreita e muitas vezes as pessoas retiram as grades para circular”, afirma.
Gastos de arrendamento da Câmara Municipal de Lisboa
- Data: 2008.10.30
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
De acordo com dados da autarquia a que a Lusa teve acesso, só com o aluguer do edifício da Rua Castilho onde estão instalados a Direcção Municipal de Recursos Humanos e o Departamento de Gestão de Recursos Humanos a Câmara paga por ano 182.164 euros.
Já pelas instalações na Praça do Município... no Departamento de Apoio aos Órgãos Municipais, a autarquia paga por ano mais de 60 mil euros (5.037,34 euros/mês).
Fonte do gabinete do vereador das Finanças, Cardoso da Silva, reconheceu à Lusa que "nem sempre é fácil adaptar os espaços devolutos", afirmando, no entanto, que não basta "dizer que há 300 prédios devolutos". "É preciso fazer obras de adaptação a vários níveis e isso não é fácil", afirmou, explicando que o processo de mudança "não se faz de um dia para o outro".
"É preciso fazer o projecto, o concurso público e estas coisas demoram tempo", acrescentou.
António Costa muda-se para o Intendente
- Data: 2011.04.15
- Fonte: TVI 24
- Autor: Tvi24 / Mm
António Costa pensa ficar dois anos, apesar do contrato de arrendamento ser por dez. Renda mensal: 5600 euros. Os Paços do Concelho ficam reservados para cerimónias e reuniões do executivo.
Atrasos no Licenciamento
- Data: 2005.11.08
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
Aproprietária de um prédio que está, há vários anos, devoluto e em avançado estado de ruína, na Rua do Sol ao Rato, em Lisboa, está à espera que a Câmara Municipal (CML) aprove, na especialidade, o projecto de reabilitação do edifício. O processo arrasta-se desde 2002, ano em que deu entrada na autarquia o pedido de informação prévia, e parece não ter data para terminar.
Lisboa tem 4600 edifícios devolutos, metade aguarda licenciamento para reconstrução
- Data: 2008.07.07
- Fonte: Sol
- Autor: Redacção
A cidade de Lisboa tem 4.600 edifícios devolutos, como o que ardeu domingo à noite na zona dos Restauradores, metade dos quais a aguardar licenciamento da autarquia para reconstrução, segundo dados oficiais... o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Manuel Salgado, revelou que metade dos prédios devolutos da cidade aguarda licenciamento para reconstrução. Lisboa tem actualmente cerca de 60 mil edifícios, 4.600 deles considerados devolutos e que se estivessem ocupados, dariam para mais de 25 mil pessoas, de acordo com os dados revelados na altura.
Levantamentos
Santana quer inventário de prédios devolutos
- Data: 2002.01.09
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
O novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Santana Lopes, impôs um tempo limite para a apresentação de um inventário sobre os prédios devolutos de Lisboa. Uma medida, na sequência do incêndio, esta manhã, na baixa da cidade.
«Para usar um termo mais comum, estes prédios estão abandonados e passam-se situações como esta que fazem com que, dia sim-dia não, caiam prédios e deflagrem incêndios pondo em perigo Lisboa e as pessoas», afirmou...
Câmara vai actualizar lista e entaipar prédios devolutos (actualização)
- Data: 2002.01.09
- Fonte: Público
- Autor: Redacção
Para evitar problemas como o fogo que esta manhã destruiu parcialmente um prédio abandonado no Chiado, a Câmara de Lisboa comprometeu-se hoje a actualizar o cadastro dos edifícios devolutos da capital e mandar entaipar os que estão totalmente vedados, diz o vereador da Segurança, Henrique Freitas, eleito pelo PSD.
Lisboa: levantamento sobre prédios devolutos
- Data: 2005.05.04
- Fonte: TVI 24
- Autor: Redacção
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai realizar um levantamento sobre os prédios devolutos na cidade, anunciou hoje a vereadora do Licenciamento Urbanístico, Eduarda Napoleão.
Eduarda Napoleão adiantou que "foi adjudicado um trabalho à professora Isabel Guerra, do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa", com o objectivo de criar "um observatório" da habitação e dos prédios devolutos, porque "não há qualquer entidade que tenha este número".
- Data: 2011.03.22
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Pedro H. Gonçalves
Lisboa tem 11 mil edifícios em ruínas ou devolutos para os quais são necessários 1500 milhões de euros de verbas públicas para reabilitar. Os dados foram ontem revelados pelo vereador do urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado...
os 11 766 edifícios a precisarem de obras - um quinto do património imobiliário da cidade -, 7085 estão em mau estado e 4681 devolutos...
Estudos Oficiais
Portugal recupera poucos prédios
- Data: 2004.08.05
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
Portugal é o país da Europa Ocidental que menos investe em reabilitação de edifícios e o que mais gasta na construção de novos prédios, segundo um estudo do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação. De acordo com o documento "O Sector da Habitação no Ano de 2003", publicado este ano, a recuperação de edifícios degradados representa apenas 5,6% dos investimentos em construção civil em Portugal, enquanto a média europeia é de 33%.
Mas se Portugal está muito abaixo da média europeia nesta matéria, o país ultrapassa todos os europeus nos gastos com a construção de novos edifícios, que consome 49% do total de investimentos.
CIP e a sua proposta de Regeneração Urbana
Patrões desapontados com o Governo por adiantar pouco sobre reabilitação urbana
- Data: 2011.02.10
- Fonte: Público
- Autor: Raquel Martins
Os representantes das confederações patronais saíram ontem desapontados da reunião com o ministro da Economia, Vieira da Silva, que continua sem concretizar as medidas para dinamizar a reabilitação urbana e o mercado do arrendamento. "A reunião ficou muito aquém das nossas expectativas", reconheceu António Saraiva, presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), no final do encontro. Também João Vieira Lopes, o presidente da Confederação do Comércio e Serviço (CCP) lamentou que não tivesse havido "nada de concreto", dado que esperava que o Governo apresentasse a forma como pretende agilizar os despejos e fomentar a reabilitação nos centros das cidades.
CIP avança com projectos-piloto para forçar a reabilitação urbana em Portugal
- Data: 2011.07.08
- Fonte: Público
- Autor: Redacção
A CIP - Confederação Empresarial de Portugal continua a apostar na necessidade de Fazer Acontecer a Regeneração Urbana como uma das formas mais eficazes de "salvar a economia portuguesa"...
A CIP propôs-se continuar a desempenhar o seu papel, ao estudar o problema para propor soluções. E quando, em Maio do ano passado, avançou com o projecto Fazer Acontecer a Regeneração Urbana, acabou por entregar uma série de propostas de alterações legislativas que acabaram por ser discutidas na concertação social, e algumas até passaram pelo crivo do Conselho de Ministros.
Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI)
Constituição não prevê "arrendamento compulsivo"
- Data: 2006.02.20
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
Esta norma, diz, "vem sancionar o não-arrendamento de imóveis e, por esta via, cria um 'dever de arrendar', ou mesmo um arrendamento compulsivo, que diminui gravemente o direito de cada cidadão dispor livremente do bem". Segundo Martins Alfaro, esta forma de arrendamento compulsivo é uma norma punitiva de comportamentos concretos e, por essa razão, "não conforme à Constituição". Com efeito, diz, "os cidadãos não podem ser castigados apenas por exercerem o seu direito de propriedade dentro dos limites normais desse direito". Martins Alfaro alerta para o facto de o IMI ser um imposto sobre o património e não um imposto sobre o modo como se utiliza o património.
Imposto opõe inquilinos e senhorios
- Data: 2007.09.26
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
"O presidente da Câmara de Lisboa não fez mais do que a sua obrigação ao anunciar pôr em prática a lei no que diz respeito ao agravamento do imposto municipal sobre imóveis (IMI) aos proprietários de prédios devolutos", disse ao DN Romão Lavadinho, presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses , AIL.
Doam-se casas para evitar o IMI
- Data: 2013.03.27
- Fonte: Sol
- Autor: Por Joana Ferreira Da Costa E Rita Porto
Avaliação dos imóveis pelas Finanças está a levar proprietários a quererem doar casas e prédios a instituições de solidariedade. Mas o «presente envenenado» dificilmente é aceite. Centenas de proprietários de casas e prédios, em Lisboa e no Porto, estão a tentar desesperadamente vender ou mesmo doar os imóveis por não conseguirem pagar os aumentos no IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e no imposto de selo, exigidos pelas Finanças. Ramiro Marques, professor universitário, é um deles. «Neste momento, admito doar a casa à Misericórdia, mas não será fácil entregar um imóvel que tem inquilinos.
Outros
- Data: 2004.06.04
- Fonte: Correio Da Manhã
- Autor: Sofia Rêgo
O Rossio tem lojas, cafés e restaurantes nos pisos térreos dos edifícios. Nos superiores há pensões, um hotel, escritórios e armazéns.Devolutas estão ainda muitas casas; casarões, cujos prédios são propriedade de vários herdeiros ou de empresas, algumas das quais reclamam a sua posse em tribunal, como é o caso do quarteirão onde está aberta a Pastelaria Suíça.O interior do edifício, visitado inúmeras vezes pelo ‘CM’, parece um cenário de guerra: estadas de madeira podres, paredes degradadas, pombos mortos no chão e muitos, muitos escrementos. Foi através deste edifício que a ourivesaria Portugal foi assaltada: fizeram um buraco no chão do 1.º andar e acederam ao estabelecimento, no rés-do-chão.
Penalizações para prédios vagos com mais de um ano
- Data: 2005.06.23
- Fonte: TSF
- Autor: Redacção
O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, o novo regime de arrendamentos, que prevê uma actualização máxima anual de 75 euros. A nova lei prevê ainda penalizações nas contribuições autárquicas de prédios vagos há mais de um ano. O Governo aprovou hoje o novo regime de arrendamento urbano e comercial, que prevê uma actualização máxima anual de 75 euros. A nova lei prevê ainda penalizações para os proprietários de prédios vagos com mais de um ano. Os prédios abandonados vão ter uma contribuição autárquica a dobrar.
Lei das Rendas não dinamizou reabilitação urbana
- Data: 2007.10.09
- Fonte: Público
- Autor: Luísa Pinto, Público
A entrada em vigor da nova lei do arrendamento está, para já, a falhar um dos objectivos a que se propunha: o impulso do mercado da reabilitação urbana. Uma falha que ganha maior dimensão se for tida em conta a dinâmica que era esperada e desejada quer pelos proprietários de prédios arrendados, quer pelo Governo, que condicionou a actualização das rendas à realização de obras - criando o coeficiente de conservação.
Proprietários querem apoios do Estado para realizar obras em edifícios devolutos
- Data: 2008.07.07
- Fonte: Sol - Antigo
- Autor: Redacção
A Associação Lisbonense de Proprietários defendeu hoje que o Estado deve conceder apoios financeiros aos donos dos prédios devolutos para a realização de obras e posterior arrendamento das habitação «O fundo da questão dos problemas dos edifícios devolutos é o estado do arrendamento em Portugal...
Venda forçada de casas ainda não saiu do papel
- Data: 2010.06.27
- Fonte: Económico
- Autor: Paula Cravina De Sousa
As novas regras de venda coerciva de casas em hasta pública entraram em vigor há mais de seis meses. Mais de seis meses depois de ter entrado em vigor, a possibilidade de venda forçada das casas, em hasta pública, dos proprietários que não reabilitem os seus imóveis não teve ainda efeitos práticos.
Comentários
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.